Comunicação
- Planejamento das comunicações (planejamento)
Determina que informações são necessárias para os stakeolders (quem precisa saber o quê e quando).
- Distribuição das informações (Execução)
Fazer que a informação seja disponível no tempo e na maneira mais apropriada.
Distribuir de forma regular as informações necessárias aos stakeholders.
SIG=Sistema de informações
Tipo de informação /Detalhamento | Rotina | Não Rotina |
Detalhado | Ineficaz, excesso de dados gera o descrédito do SIG | Efetivo |
Resumido | Efetivo | Ineficaz, pouco provável de transmitir a complexidade da informação |
- Relatório de desempenho (Monitoramento)
Coletar e disseminar as informações de desempenho. Fornecer informações de como os recursos são utilizados. (relatórios de situação, progresso e previsões)
- Gerenciamento dos Stakeholders (Monitoramento)
Gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas e resolver problemas com elas. Gerenciar as expectativas.
Nº de canais de comunicação = n(n-1)/2
Deve-se evitar as barreiras de comunicação: Idéias pré-concebidas, recusa de informação contraria, significados personalizados, motivação, interesse, credibilidade da fonte, habilidade de comunicação, clima organizacional, complexidade do canal.
Idéias (conteúdo básico da informação) à
codificação (organização da idéia por meio de códigos, sai do emissor) à
Transmissão (a mensagem é remetida através de um canal, é onde pode começar o ruído da transmissão) à
Canal (espaço situado entre o transmissor e o receptor, é onde acontecem os maiores números de ruídos) à
Recepção (é a captação da mensagem pelo receptor, é feita pela pessoa que recebe a mensagem) à
Decodificação (é a interpretação do código pelo receptor. É subjetiva e pode ser interpretada de forma livre, ambígua e pode gerar ruídos) à
Ação (ocorre quando o receptor age. Geralmente ocorre um “feedback”. É quando se conhece se houve ou não ruídos, duvidas ou interpretações ambíguas.
Kick off meeting (Get to know & commit) – Reunião de inicio do projeto.
Active Listening – Audiência empática – recebe a comunicação e da feedback.
Communication “Blockers” –
GP é o ponto focal das comunicações no projeto plinC
90 % do tempo do gerente
“Tight Matrix” e “War Room”
Qualidade x Grau
. Uma forma importante de diminuir problemas de comunicação é refrasear o que o interlocutor diz após ouvi-lo.
.Risco no inicio é maior, no final é menor.
Efeito das mudanças, no inicio é menor, no final maior.
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