QUALIDADE
P. Crosby – Qualidade: adequação ao uso, conformidade às especificações; Fitness for Use; Prevenção ao invés da inspeção; Política de Qualidade: Defeito Zero; Medir o custo da não conformidade.
Plano de qualidade: Cj. de procedimentos. Estabelecimento de padrões.
Garantia de qualidade: Função Gerencial / Processo (verificação e auditagem) à Processo
Controle de Qualidade: Função operacional (avaliação de resultados) à Produto
Responsabilidades: Gerente (85% responsabilidade)
Projeto/ tarefa: Executor
Definição de requisitos do cliente:
Devem ser mensuráveis (definições operacionais ou métricas de qualidade)
São frequentemente implícitos ou não formulados
Servem como uma linha de base a partir da qual desenvolve-se:
- Padrões de qualidade;
- Medidas;
- Desempenho;
“Benchmarking” – Comparação de seus procedimentos com os praticados: por outro setor da empresa (interno) ou pelo competidor mais importante (externo), por outro processo similar implementado por uma empresa não competidora (funcional)
JIT – Just In Time
Gold Plate – Dar extras aos clientes;
KAIZEN – Melhoria contínua nos processos.
- Planejamento da Qualidade (Planejamento)
Identificar quais os padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar como satisfaze-los.
- Realizar a Garantia da Qualidade (Execução)
Atividades planejadas e sistemáticas que são implementadas visando assegurar o que projeto ira satisfazer os padrões relevantes de qualidade.
- Realizar o Controle da Qualidade (Controle)
Monitorar os resultados específicos do projeto para determinar se estão de acordo com os padrões de qualidade e identificar as formas para eliminar causas de resultados insatisfatórios.
Ferramentas:
- Fluxograma de processos (Encadeamento de atividades);
- Listas de verificação (checklist);
- Histogramas (freqüência);
- Diagrama de espinha de peixe (Ishikawa) (causa/efeito);
- Gráficos de dispersão;
- Gráfico de tendência (scartter plots) (correlação);
- Diagrama de Pareto (80-20) (Prioridade) : uma quantidade relativamente pequena de causas irá produzir a maioria dos problemas ou defeitos.
Gráficos de Controle de Qualidade (Analise Estatística de Qualidade) -> 7 pontos consecutivos acima ou abaixo da media, seu projeto esta fora de controle. Ou então 1 fora dos limites. (Regra 7 pontos)
6 “sigmas” = 3.4 defeitos por milhão.
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