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segunda-feira, junho 18, 2007

Dicas para a prova PMI - Qualidade

QUALIDADE

P. Crosby – Qualidade: adequação ao uso, conformidade às especificações; Fitness for Use; Prevenção ao invés da inspeção; Política de Qualidade: Defeito Zero; Medir o custo da não conformidade.

Plano de qualidade: Cj. de procedimentos. Estabelecimento de padrões.

Garantia de qualidade: Função Gerencial / Processo (verificação e auditagem) à Processo

Controle de Qualidade: Função operacional (avaliação de resultados) à Produto

Responsabilidades: Gerente (85% responsabilidade)

Projeto/ tarefa: Executor

Definição de requisitos do cliente:

Devem ser mensuráveis (definições operacionais ou métricas de qualidade)

São frequentemente implícitos ou não formulados

Servem como uma linha de base a partir da qual desenvolve-se:

- Padrões de qualidade;

- Medidas;

- Desempenho;

“Benchmarking” – Comparação de seus procedimentos com os praticados: por outro setor da empresa (interno) ou pelo competidor mais importante (externo), por outro processo similar implementado por uma empresa não competidora (funcional)

JIT – Just In Time

Gold Plate – Dar extras aos clientes;

KAIZEN – Melhoria contínua nos processos.

- Planejamento da Qualidade (Planejamento)

Identificar quais os padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar como satisfaze-los.

- Realizar a Garantia da Qualidade (Execução)

Atividades planejadas e sistemáticas que são implementadas visando assegurar o que projeto ira satisfazer os padrões relevantes de qualidade.

- Realizar o Controle da Qualidade (Controle)

Monitorar os resultados específicos do projeto para determinar se estão de acordo com os padrões de qualidade e identificar as formas para eliminar causas de resultados insatisfatórios.

Ferramentas:

- Fluxograma de processos (Encadeamento de atividades);

- Listas de verificação (checklist);

- Histogramas (freqüência);

- Diagrama de espinha de peixe (Ishikawa) (causa/efeito);

- Gráficos de dispersão;

- Gráfico de tendência (scartter plots) (correlação);

- Diagrama de Pareto (80-20) (Prioridade) : uma quantidade relativamente pequena de causas irá produzir a maioria dos problemas ou defeitos.

Gráficos de Controle de Qualidade (Analise Estatística de Qualidade) -> 7 pontos consecutivos acima ou abaixo da media, seu projeto esta fora de controle. Ou então 1 fora dos limites. (Regra 7 pontos)

6 “sigmas” = 3.4 defeitos por milhão.

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