Em certo momento decidi que precisava melhorar o meu back-up e o armazenamento de dados do meu computador. Cheguei a cogitar instalar o FreeNas em um Raspberry Pi, mas em uma viagem aos EUA descobri o Seagate Personal Cloud. Numa promoção, ele sozinho com HD de 3 TB saia bem mais barato que eu comprar apenas 1 HD externo de mesma capacidade e eu ainda teria que comprar o Raspberry.
O aparelho é de certa forma limitado em relação aos concorrentes, mas tem como vantagens ser bem mais barato, simples de utilizar, compatível com o OSX Time Machine, porta USB 3.0, ser um servidor Plex, e permitir a instalação de várias aplicações de maneira simples e rápida.
Hoje então descobri uma forma de habilitar o acesso SSH, o que deverá me permitir a instalação de apps não padrão no dispositivo.
Para isto, vamos supor que o IP do seu Personal Cloud seja 192.168.1.100. Para ter acesso a tela de habilitação do SSH basta acessar no browser a seguinte url: http://192.168.25.100/?appdev=1. Vá até o menu "Serviços", desabilite o protocolo sftp e habilite o protocolo ssh.
A senha de root é a mesma que você utiliza para administrar sua conta e foi escolhida quando você fez o primeiro set-up do aparelho.
Link Direto:
Um outro link que pode ser interessante para os proprietários do Seagate Personal Cloud é o Guia de Desenvolvimento de Apps. Neste guia você aprende como criar apps para o produto e inclusive como disponibilizar estes apps para outros usuários.
Atualizações no texto:
- 18/10/2020: Links diversos para informações e instruções em russo:
- https://forum.ixbt.com/print/0109/000006.html
- https://forum.ixbt.com/topic.cgi?id=109:6:157#157
- https://cloud.mail.ru/public/DvD2/e6SyBugBU/
- 31/03/2019: O hardware do Seagate Personal Cloud é o mesmo do LaCie Cloudbox (https://www.lacie.com/gb/en/support/network-storage/cloudbox);